sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Porque picam os mosquitos?

Nem todos os mosquitos picam. Os mosquitos machos passam a vida a comer pacificamente néctar das flores. As fêmeas também apreciam o néctar mas, na maioria das espécies, também bebem sangue antes de porem os ovos. E os seres humanos, grandes e adormecidos, são óptimos para uma boa refeição de sangue.

Os mosquitos apercebem-se da presença de pessoas pelo movimento, pelo calor que irradiam e pelo cheiro. Quando um mosquito voa ao pé do teu ouvido, o zumbido que ouves é o bater das suas minúsculas asas. Muitas espécies de mosquitos fazem as caçadas de sangue à noite. Depois de escurecer, as vítimas têm tendência para estar a dormir e é menos provável que reajam com um golpe mortal. Aterrando suavemente na tua pele, o mosquito sonda com a ponta da probóscide (semelhante a uma tromba), como alguém que bate a uma porta. Dobrando o lábio coberto por pêlos, perfura cuidadosamente a pele com os estiletes de alimentação, sondando a pele `procura de vasos sanguíneos, o mosquito procura sangue.

Em menos de um minuto tem geralmente sucesso, sugando o sangue com um dispositivo semelhante a uma palhinha, injectando a saliva no teu corpo com outro. Substâncias especiais na saliva do mosquito impedem o teu sangue de coagular enquanto se alimenta.

Um mosquito pode sugar cerca de quatro vezes o próprio peso em sangue. Se tivesses coragem para o veres a alimentar-se no teu braço, poderias ver o sangue através da parede do abdómen. Uma vez cheio, o mosquito retira as presas da ferida e voa para longe. Se for a primeira vez que és picado por um mosquito, nem te aperceberás de que foste a refeição de alguém. Mas, se já tiveres sido picado alguma vez, o teu corpo já está sensibilizado para as proteínas presentes na saliva do mosquito. A picada vai inchar e dar comichão (reacção alérgica). Se fores mordido muitas, muitas vezes, o teu corpo adapta-se às proteínas.

Um mosquito bebe sangue para obter os aminoácidos que este contém - os "tijolos" de que as proteínas são feitas. O mosquito fêmea necessita de muitas proteínas para produzir ovos. Apesar de podermos sentir que estamos a ser "comidos vivos" numa tarde de Verão, a verdade é que não somos a comida favorita dos mosquitos. O sangue humano contém pouca quantidade de um aminoácido, a insoleucina, que os mosquitos usam para construir as proteínas dos seus ovos. Um mosquito preferia tomar uma bebida de búfalo ou de ratazana. Mas, damos-lhes sítios para viverem (garrafas e latas velhas, pneus estragados) e corpos quentes para se divertirem.

Não somos búfalos, mas servimos.

0 comentários:

Enviar um comentário