segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Campeonato da Europa de Atletismo 2010

Realizou-se em Barcelona a 20ª edição do Campeonato da Europa de Atletismo ao ar livre, com mais uma excelente participação de Portugal. Dos 42 atletas que rumaram à Catalunha, 21 conseguiram alcançar uma classificação nos 16 primeiros lugares, sendo que 12 deles conquistaram um lugar do 8º para cima (Finalistas). Portugal conquistou 4 medalhas (Naide Gomes - Prata; Jessica Augusto, Sara Moreira e João Vieira - Bronze), posicionando-se no 9º lugar (em totais de medalhas) entre todos os países presentes. Faltou apenas o Ouro para abrilhantar ainda mais a prestação nacional.

Em termos individuais, foram batidos 2 recordes nacionais (estafetas 4x100 metros masculino e triplo-salto feminino, com Patrícia Mamona), enquanto que Sara Moreira bateu o seu recorde pessoal na final dos 5000 metros. Também merecem o destaque pelas boas prestações Francis Obikwelu, as marchadoras nacionais (Vera Santos, Ana Cabecinha e Inês Henriques), Yousef El Kalai, Alberto Paulo e Luis Feiteira . Do lado das desilusões, surgem Marisa Barros (era uma das favoritas às medalhas na maratona, mas apenas alcançou o 8º lugar), Marco Fortes (o lançador de Peso poderia ter chegado com facilidade à final) e os maratonistas nacionais (não conseguiram conquistar medalhas por equipas).

Destaques:

A Rússia continua a ser a grande potência do Atletismo Europeu, no entanto, França, Grã-Bretanha e Alemanha aproximaram-se perigosamente em apenas 4 anos (a delegação russa conquistou menos 10 medalhas). O sector feminino da Rússia continua a ser motivo de orgulho, pois das 24 medalhas dos russos, 18 foram conquistadas pelas mulheres. Por sua vez, a França e a Grã-Bretanha têm uma armada masculina fortíssima, que lhes garantiu 13 medalhas em 18 e 15 medalhas em 19, respectivamente. Christophe Lemaitre é um nome a ter em conta para as provas mais rápidas do atletismo, pois o francês de apenas 20 anos conquistou 3 medalhas de Ouro (100m, 200m e estafetas 4x100m), com uma grande demonstração de qualidade. Mo Farah, nascido na Somália, conquistou as medalhas de Ouro nos 5000m e nos 10000m para a Grã-Bretanha, podendo aspirar a algo mais a nível mundial. Benabbad e Tahri (1º e 2º), dois franceses de origem magrebina, venceram com grande facilidade a prova dos 3000m obstáculos, arrancando isolados logo na 1ª volta da prova e mostrando que não têm rivais à altura na Europa. Phillips Idowu, o rival britânico de Nélson Évora, venceu o concurso do triplo salto, batendo o seu recorde pessoal, que está agora em 17,81m. Evlan Abeylegesse, que representa a Turquia, conquistou com grande facilidade a medalha de Ouro dos 10000m e ainda conquistou a medalha de Prata dos 5000m, perdendo apenas para a colega, Alemitu Bekele. Jessica Ennis, atleta britânica do Heptatlo, venceu esse mesma prova, com um novo recorde dos campeonatos, melhor marca do ano de 2010 e recorde pessoal!

1 comentários:

Dragão Azul Forte disse...

O Atletismo é, desde sempre, um dos desportos que mais me faz vibrar. Acresce que esta modalidade é a que mais títulos internacionais já deu a Portugal. De longe, o atletismo conquistou o maior número de vitórias além fronteiras entre todos os desportos de alta competição.
Para ilustrar o apreço que nutro por ele, conto um episódio que protagonizei em Budapeste, capital da Hungria, aquando do Campeonato Europeu de Atletismo de 1998: no dia em que se realizava a Maratona feminina (participando Manuela Machado que, como se esperava, venceu a prova) estava previsto um passeio para fora de Budapeste. De todo o grupo, fui o único elemento que abdicou do passeio para poder assistir à Maratona. No último dia da grande competição todos assistimos, no estádio, às últimas provas. Depois, em espaço próprio, convivemos com alguns atletas da nossa Selecção, como Susana Feitor. Estiveram também presentes a grande campeã Rosa Mota e o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Fernando Mota. Alguém da comitiva portuguesa referiu a Fernando Mota o que eu tinha feito por amor ao atletismo. O presidente retorquiu: 1.º - “Trocou o passeio pelo patriotismo”; 2.º - “Se gosta de atletismo demonstra que tem bom gosto”; 3.º - “Pode sentir muito orgulho em apoiar a modalidade desportiva com mais sucesso em Portugal”.
Um abraço.

Enviar um comentário