quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas



Em Julho de 2010, Portugal formou os primeiros licenciados europeus em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas, Abel Trigo, Alexandra Pinto, Ana Barrias, David Fonseca, João Novais, Márcio Martins, Margarida Silva, Pedro Sampaio e Susana Xavier. Felicidades Engenheiros!

O curso tem como objectivo formar técnicos capazes de utilizar a tecnologia ao serviço da melhoria das condições de vida das populações com necessidades especiais — pessoas com deficiência, idosos e acamados. O plano curricular da nova licenciatura da UTAD aposta na interdisciplinaridade e atravessa áreas que vão desde as tecnológicas (Informática, Engenharia Mecânica, Electrónica e Automação, Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade) até às ciências sociais (Reabilitação, Gerontologia, Gestão, Serviço Social).


Actualmente só existem duas Licenciaturas desta natureza na Europa. A segunda foi criada em 2009 na Universidade de Coventry no Reino Unido.

A Engenharia de Reabilitação é a profissão ou actividade orientada para a aplicação da ciência e da tecnologia na melhoria da qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais, nomeadamente pessoas com deficiência e idosos. Envolve a Funcionalidade Humana, a Acessibilidade e a aplicação de qualquer tipo de tecnologia em diversas actividades humanas e meios de participação social como o acesso a tecnologias e serviços, educação, emprego, saúde e reabilitação funcional, mobilidade e transportes, vida independente e recreação. Um profissional de Engenharia de Reabilitação trabalha habitualmente como membro de uma equipa multidisciplinar, assistindo outros profissionais na resposta às necessidades de indivíduos com alguma incapacidade.

As actividades de Engenharia de Reabilitação incluem: Supervisão, criação, avaliação, selecção, adaptação, formação, aconselhamento, reparação, manutenção, produção, comercialização e marketing de tecnologias destinadas à melhoria da funcionalidade, actividade e participação de populações com necessidades especiais na sociedade. Intervém de igual modo na melhoria da Acessibilidade de produtos, serviços e ambientes de utilização geral.


Página da Licenciatura no Facebook: http://bit.ly/lerah-facebook
Canal da Licenciatura no YouTube: http://bit.ly/lerah-youtube

1 comentários:

Dragão Azul Forte disse...

Espero que, daqui a 2 anos, faças parte de mais uma fornada de Engenheiros. Força, força "à Porto"...
Um beijo.

Enviar um comentário